Pages

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CIÊNCIA E COPA DO MUNDO


A  Copa do Mundo   mobiliza por  tratar-se  de um megaevento que gera muitas oportunidades e demandas de investimentos no setor público e privado envolvendo  todos. Coloca nosso país na vitrine do mundo.

Oportunizar esse momento para que nossos alunos aprendam ,sendo parte integrante é o objetivo para que os projetos aconteçam na escola. Em cada disciplina e dentro de nosso norteador que é o CBC , nós professores poderemos preparar sequências didáticas ,trabalhos em grupo e debates referentes.

Segue abaixo alguns temas e materiais de pesquisa que podem subsidiar suas ideias.

Reportagens e fontes de consulta.

 

Projetos ligados à Copa do Mundo

I-               DENGUE

 

Estudo adverte sobre risco de casos de dengue durante a Copa de 2014


Texto na 'Nature' recomenda que Brasil tome medidas para neutralizar risco.
Ministério diz que combate é permanente e pico da doença já terá passado


 

Um estudo publicado na revista "Nature" desta semana recomenda que o governo brasileiro tome medidas capazes de neutralizar o risco de dengue durante a Copa do Mundo de 2014.

O Ministério da Saúde discorda da avaliação feita pelo autor e destaca que o Brasil é um dos únicos países do mundo com um programa permanente de combate à dengue.

Como informa a agência AFP, a pesquisa foi feita por Simon Hay, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Segundo a investigação, o risco vinculado ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegyptiserá maior em três cidades-sede da competição no nordeste: Fortaleza, Natal e Salvador.

Em outras cidades, a temporada de dengue poderia culminar antes do Mundial, previsto entre os dias 12 de junho e 13 de julho. "Infelizmente, durante este período, o risco segue sendo alto no Nordeste", disse Hay, em comentário publicado no periódico científico.

"As autoridades brasileiras deveriam implementar medidas para controlar os focos em abril e maio, especialmente nos estados do norte do país, para reduzir a quantidade de mosquitos transmissores da dengue", continuou o especialista.

Induzida por um vírus transmitido na picada do mosquito, a dengue provoca inicialmente sintomas parecidos com os da gripe. Em alguns casos, podem acontecer complicações que resultam numa dengue hemorrágica, podendo ser mortal. Não existe vacina.

 

Doenças de fora do Brasil

Hay alertou também do risco teórico para os brasileiros da possibilidade de visitantes de fora do país trazerem tipos do vírus contra os quais a população local pode ter baixa imunidade.

Em 20 de novembro, o Brasil registrou 573 casos de morte por dengue no ano, contra 292 em 2012 e 472 em 2011.

A maior incidência de casos mortais se deu em Minas Gerais, seguido por São Paulo (72), Goias (58), Ceará (54) e Rio de Janeiro (48).

 

Governo discorda

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, disse ao G1 que o governo já tem previstas ações para alertar os turistas para questões de saúde que podem ser mais preocupantes durante a Copa, como o vírus influenza, nos estados mais ao sul, onde será inverno, e a febre amarela em áreas florestadas.

Em relação à dengue, Barbosa destaca que o país tem um programa permanente de prevençaõ e combate. Além disso, mesmo nas cidades nordestinas citadas por Hay, o pico sazonal da doença, que é em abril e maio, já terá passado.

Se analisados os últimos 5 anos, Fortaleza, Natal e Salvador, durante os meses de junho e julho tiveram incidência de casos que não chega sequer a 10% do que seria necessário para ser considerada epidemia (300 casos por 100 mil habitantes). "E o Brasil tem é o país com definição de casos mais sensível", comparou o secretário.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o fato de a dengue estar se expandido, impulsionada pelo aumento do turismo e da globalização do comércio, e 40% da população mundial está atualmente ameaçada.

Entre 50 e 100 milhões de infecções com dengue ocorrem no mundo a cada ano, de acordo com dados da OMS. Em 1970, a doença era endêmica em apenas nove países.

 



Agente de saúde faz ação para combate à dengue em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/estudo-adverte-sobre-risco-de-casos-de-dengue-durante-copa-de-2014.html

 

A Fundação Oswaldo Cruz nos dá suporte para o trabalho com informações concretas sobre o assunto. O projeto poderá acontecer em qualquer ano de escolaridade com grau de complexidade referente, até mesmo na área de empregabilidade do REM–MEIO AMBIENTE.

 


O PROJETO
O conjunto de vídeo-aulas ‘Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor’ foi pensado para ajudar a rotina de diversos públicos: estudantes, professores, profissionais de comunicação e interessados em conhecer mais um pouco sobre a dengue e seus impactos. Elaborado com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o curso traz, de forma simples e objetiva, conhecimentos científicos que podem de fato ajudar na abordagem do tema e na qualidade das informações que chegam ao público. Saiba mais.
Para assistir ao Módulo de Apresentação, clique aqui.
Para assistir ao vídeo dos módulos na íntegra, clique aqui.

MÓDULOS

·         Módulo 1 | O Aedes e sua História
·         Módulo 2 | Biologia do Aedes
·         Módulo 3 | Criadouros e Hábitos
·         Módulo 4 | Aedes X Culex
·         Módulo 5 | Estratégias de Controle do Vetor
·         Módulo 6 | Armadilhas: Vigilância ou Controle?
·         Módulo 7 | Mitos e Verdades sobre Dengue
·         Módulo 8 | Campanha 10 Minutos Contra a Dengue
·         Módulo 9 | Mosquito X Vírus
·         Módulo 10 | Novas Alternativas de Controle do Vetor

Fonte: http://auladengue.ioc.fiocruz.br/

 

_____________________________________________________________________________

A partir de uma reportagem do G1 baseada em estudo publicado na revista ‘NATURE”, poderemos trabalhar de diversas formas levando-se em conta , também , a criticidade de nossos alunos. Debates são importantes ,onde os professores atuam como mediadores.

II-           Ciência, progresso e bem estar.

Outra sugestão de projeto ligado à copa do mundo, onde poderemos trabalhar habilidades do cbc. Tal reportagem oferece um leque de oportunidades para que o professor trabalhe estrutura do sistema nervoso, explicar transmissão de impulsos nervosos e também identificação de materiais condutores e isolantes elétricos, bem como sua utilização com segurança. O funcionamento da interface cérebro-computador.

Além de tudo, como podemos aliar ciências ao bem estar e progresso para uma vida melhor.

A reportagem oferece um leque de oportunidades .

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientista sugere a ministro união entre ciência e futebol na abertura da Copa do Mundo 2014

por Portal BrasilPublicado: 27/04/2012 11:58Última modificação: 27/04/2012 11:59

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde de quinta-feira (26) o médico e cientista paulista Miguel Nicolelis, que comanda um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Universidade Duke, em Durham, nos Estados Unidos. O cientista aproveitou a visita de cortesia ao ministro para sugerir a união entre futebol e ciência na abertura da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) Brasil 2014.

Considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, Nicolelis é reconhecido pelas pesquisas que buscam a integração do cérebro humano com máquinas. Por meio de próteses especiais, pessoas com paralisia corporal conseguem movimentar pernas e braços graças aos impulsos nervosos. A ideia do cientista é que uma criança paralítica dê o pontapé inicial da Copa de 2014.

O projeto de Nicolelis recebeu apoio imediato de Aldo Rebelo, que se prontificou a apresentar a sugestão à Fifa. O ministro e o cientista apontam a Copa do Mundo como oportunidade para mostrar, além das realizações esportivas, o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

 


 http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2012/04/cientista-sugere-a-ministro-uniao-entre-ciencia-e-futebol-na-abertura-da-copa-do-mundo-2014

0 comentários:

Postar um comentário