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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mapa de Avaliação Ciências


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Mapa de Avaliação Ciências 6º Ano

Mapa de Avaliação Ciências 7º Ano

Mapa de Avaliação Ciências 8º Ano

Mapa de Avaliação Ciências 9º Ano



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domingo, 17 de fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 9° ano



Adaptado do plano de curso da SRE Leopoldina



Professores, é muito importante relatar as ações que serão aplicadas aos alunos com PDI, pois, não podemos perder o foco na aprendizagem que é um direito de todos.


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PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 8° ano



Adaptado do plano de curso da SRE Leopoldina



Professores, é muito importante relatar as ações que serão aplicadas aos alunos com PDI, pois, não podemos perder o foco na aprendizagem que é um direito de todos.


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PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 7° ano



Adaptado do plano de curso da SRE Leopoldina



Professores, é muito importante relatar as ações que serão aplicadas aos alunos com PDI, pois, não podemos perder o foco na aprendizagem que é um direito de todos.


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PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS – 6° ano




Adaptado do plano de curso da SRE Leopoldina




Professores, é muito importante relatar as ações que serão aplicadas aos alunos com PDI, pois, não podemos perder o foco na aprendizagem que é um direito de todos.


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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"É difícil mudar, mas compensa"



Se você acha que é difícil mudar a maneira de avaliar, veja como a consultora Jussara Hoffmann responde às principais dúvidas dos professores.

É possível alterar o paradigma da avaliação diante das exigências burocráticas do sistema? Não é melhor começar por alterá-las? 
As exigências maiores do sistema são justamente uma avaliação contínua, o privilégio aos aspectos qualitativos e aos regimes não seriados. É isso o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, não são os estatutos que levam o professor a tomar consciência do significado de qualquer mudança.

O professor não acaba responsabilizado pelo fracasso de alunos desinteressados e desatentos? 
O professor não deve ser responsável pelos alunos, mas comprometido com a aprendizagem. Isso ele só faz se estiver atento nas respostas, nas dificuldades e nos interesses de cada um, não se baseando na média do grupo.

Como é possível alterar a prática considerando a existência de classes numerosas e o reduzido tempo do educador com as turmas
Por meio de experiências educativas em que os alunos interajam. Isso inclui sistemas de monitorias, trabalhos em duplas ou em grupos diversificados. Durante as atividades coletivas, ele circula, insiste na participação de um e de outro. Se a experiência interativa for significativa, o reflexo será percebido nas atividades individuais. O que ele não pode é querer dar uma aula particular a cada um dos 40 alunos. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo"


Introdução
O sucesso de bilheteria Procurando Nemo conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Para retornar ao mar, junto de seu pai, ele precisa da ajuda de novos amigos. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda a animação para explicar o funcionamento do ecossistema marinho, as características da Grande Barreira de Corais australiana e as relações entre diversas espécies de seres vivos. “No desenho, o tubarão Bruce queria ser ‘bonzinho’ e não comer peixe. Será que o fato de ele se alimentar de peixes o torna ‘mau’?”, questiona.

Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam.

"Bee Movie" e as relações entre fauna e flora


Introdução
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.

Objetivos
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.